Tire Um Tempo para Ler Essa História


Sniff e Scurry eram ratos e Hem e Haw homenzinhos. Todas os dias eles corriam pelos corredores de um grande labirinto, em busca de queijo. Enquanto os ratos agiam por instinto os homenzinhos usavam seus célebros para decidir qual o melhor caminho para encontrá-lo.

Certo dia todos os 4 se encontraram no Posto C, onde havia um estoque grande de queijo.

A partir desse momento os homenzinhos começaram a acordar mais tarde e irem direto para o Posto C, certos que tinham queijos para o resto de suas vidas. Para eles aquela descoberta era resultado do seu esforço, não tinha mais necessidade de correram atrás de mais nada. Ali eles estavam seguros.

Os ratos por sua vez, continuaram acordando cedo todos os dias, mesmo tendo encontrado o posto C, lotado de queijo. Continuaram a sua rotina pelo labirinto em busca de novos estoques.

Um belo dia o queijo acabou!

Os ratos não ficaram supresos, não perderam tempo e foram a luta. Já os homenzinhos se perguntaram: “quem mexeu no meu queijo?”

O queijo representa aqui, aquilo que você possui, a segurança que você aparenta ter, e o labirinto representa todas as dificuldades que você enfrenta para conseguir o que quer.

Vai existir um momento,porém,  em que circuntâncias nos tiram essas coisas que possuímos. Neste momento, vemos, que pessoas diferentes reagem de formas diferentes a essas mudanças.

No caso da nossa história o primeiro ratinho Sniff tinha o hábito de simplesmente cheirar o queijo. Dessa forma ele sabia, quando este estava perto de estragar e se antecipada para buscar novas fontes.

O segundo Scurry é o ratinho mais apressado, que busca rapidamente outras alternativas.

Hem, o homenzinho, é aquele que resiste a toda novidade e tem medo de mudanças.

E Ham, o segundo homenzinho, mesmo sem estar satisfeito acabava se adaptando a situação com o tempo.

Os ratinhos saíram a luta em busca de um novo estoque de queijo. Logo acharam, no Posto N, uma grande quantidade.

Enquando isso, os homenzinhos permanecem no mesmo lugar dia após dia (no Posto C), com a esperança que alguém iria repor mais queijo ali.

A Mensagem

A história nos transmite a grande mensagem, que as coisas mudam constantemente e devemos sair da nossa zona de conforto. Por mais que a mudança seja assustadora, temos que estar abertos para coisas novas para que possamos “comer novos queijos” e evoluirmos.  Quando a mudança vier e te tirar a fonte de “segurança”, aceite-a.

Finalmente a homenzinho Haw entendeu isso, não adiantava ficar fazendo as mesmas coisas e querer resuldados diferentes. Resolveu ir a luta! Deixando uma mensagem para o amigo, que não queria sair da zona de conforto de jeito nenhum e estava morrendo de fome por falta do queijo; “Se você não mudar morrerá”!

Apesar do medo do incerto e desconhecido o homenzinho Haw resolveu encarár o labirinto mais uma vez, em busca de um novo estoque de queijo.

O medo é o que nos paralisa e por causa dele permanecemos na nossa zona de conforto. Portano siga em frente, mesmo amendrontado.

Nessa caminhada o homenzinho Haw sobreu alguns fracassos, se sentiu sozinho.

Fracassos são naturais. Temos que aprender com eles para estarmos preparados onde queremos chegar.

Mente Aberta para o Novo

Quando Haw pensava sobre as suas antigas crenças, quando ainda estava no Posto C ele percebeu o quando ele tinha evoluído, por ter dado o primeiro passo.  Lá ele pensava que para ir a procura do queijo novo existiria muitos perigos pelo caminho e que todo esforço poderia não valer a pena. Mas ficou feliz por ter aberto a sua mente para novos aprendizados.

Não limite seu desenvolvimento por causa das suas crenças antigas!

Conclusão: Vamos seguir o exemplo de Haw e estejamos abertos as mudanças, pois elas são inevitáveis. Deixando as coisas velhas para trás e prosseguindo para o melhor. O novo “queijo” nos espera, basta que saíamos da zona de conforto.

A Bíblia já nos ensina isso: …”esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13,14

Livro : “Quem Mexeu no Meu Queijo?” de Spencer Johnson_____________________________________

Mais histórias de Desenvolvimento pessoal como esta estou lendo em: 12 Minutos

Que tal apenas 12 Minutinhos Diários para alcançar um vasto conhecimento. Saiba mais no Video a seguir.