Vinagre de Coco


Vinagre de Coco x Vinagre de Maçã qual é o melhor?

Você já ouviu falar do vinagre de coco? Bom, o vinagre de maçã dispensa apresentações.

Ele já é o conhecido de todos a muito tempo como um ótimo elixir para os mais variados tipos de problemas de saúde. Como por exemplos: resfriados, dor de garganta, problemas estomacais, entre outros. 

Todos esses benefícios do vinagre para a saúde se deve a grande concentração de proteína e inúmeras enzimas e bactérias do bem.

 

Eis que agora surge a grande novidade: O Vinagre de Coco! 

Os benefícios do vinagre de coco

O que dizer dele? Poderia ele fazer concorrência com o imbatível vinagre de maçã, queridinho de todos nós?

O vinagre de maçã é feito de maçãs processadas e restos de maças, onde é adicionado leveduras e bactérias. O vinagre de coco é feito da mesma forma, substituindo obviamente, as maçãs pelo coco. 

Os dois vinagres possuem um aspecto turvo. O importante portanto é comprar a versão orgânica, não filtrada, onde se pode observar a “mãe ou madre do vinagre”. Esses ‘fiozinhos” marrons, que fica dentro do vinagre, que apesar de não serem nada apetitosos, são nada menos que um conjunto de proteínas, bactérias e enzimas. Praticamente a fonte dos benefícios desse produto. 

 

Benefícios em comum

O vinagre de coco possui, em partes, os mesmos benefícios que o vinagre maçã:

  • Os dois são ótimos para o combate a vírus e bactérias.
  • Esses dois tipos de vinagre tem um índice glicêmico baixo, o que faz baixar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo também as doenças cardíacas.
  • Proporcionam saciedade, o que ajuda na redução do consumo de calorias, auxiliando assim na perda de peso. Segundo estudos esta perda de gordura corporal acontece sobretudo na região abdominal.
  • Eles ainda pertencem ao grupo de alimentos fermentados, possuindo uma grande quantidade de prebióticos e probióticos, ótimos para o bom funcionamento do intestino e a saúde geral.

 

Mas qual dos dois vinagres é o melhor?

Os dois são, sem dúvidas, extremamente saudáveis, mas o vinagre de coco ainda possui alguns benefícios a mais.

O coco contém mais nutrientes que as maçãs, enviando assim essas qualidades ao vinagre também. São esses: 

  • maior quantidade de potássio e vitamina B
  • 9 aminoácidos essenciais e 8 não essenciais.

Juntos, eles ajudam o seu corpo a produzir proteínas,  promovem a oxigenação e a produção de anticorpos que fortalecem nosso sistema imunológico.

Outra diferença é quanto ao sabor. Enquanto o vinagre de maçã é bem difícil de engolir, pelo seu sabor forte e acedo o vinagre de coco é levemente adocicado e com um sabor mais agradável e suave. 

 

Ao comprar o vinagre de coco certifique-se que este foi produzido com a polpa do coco e não com a água, pois dessa última forma ele não possui os mesmos nutrientes.

Você pode utilizá-lo como o vinagre de maça, tanto como um poderoso elixir como no preparo de alimentos.

 

Onde comprar o vinagre de coco?

O vinagre de coco ainda é difícil de ser encontrado no Brasil (o que deve mudar em breve), caso não queira esperar para desfrutar dos seus benefícios, o ideal seria recorrer aos produtos online oferecidos por exemplo aqui no Amazon, onde eles têm uma grande variedade de produtos. Só não esqueça de escolher a versão orgânica!